terça-feira, 17 de abril de 2012

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO


Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)

 
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

 
Teoria dos Três Anéis
Definição
[...] o comportamento de superdotação reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade. As crianças superdotadas e talentosas são aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver este conjunto de traços e que os aplicam a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano.
(RENZULLI, J. S. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The Triad Reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986 p. 11/12)
CARACTERÍSTICAS GERAIS
 assincronismo;
 consciência de si mesmo;
 busca de soluções próprias para os problemas;
 concentração prolongada numa atividade de interesse;
 gosto pelo desafio;
 leitura voraz;
 liderança;
 precocidade motora e/ou verbal e/ou na leitura e/ou escrita;
 sensibilidade aos problemas sociais e aos sentimentos dos outros;
 senso de humor desenvolvido;
 tendência a associar-se a pessoas mais velhas e mais novas;
 tendência ao perfeccionismo;
 vocabulário avançado, rico e extenso em relação aos seus pares.
LEGISLAÇÃO FEDERAL
 Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9394/96) – Arts Nº 58 a 60 – 20/12/96
 Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - 1998
 Plano Nacional de Educação – (Lei 10172/01) – 09/01/01
 Parecer Nº 17/01 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – 03/07/01
 Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – 11/09/01 – Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação – 2002
 Política Nacional de Educação Especial (2008)
 Decreto 6571 (2008)
 Parecer Nº 13 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (2009)
 Resolução Nº 4 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (2009)
DOIS TIPOS DE AH/SD: ACADÊMICO E PRODUTIVO-CRIATIVO
 ambos os tipos são igualmente importantes
 normalmente há uma interação entre ambos os tipos
 os programas especiais deveriam tomar as providências adequadas para incentivar ambos os tipos, assim como as numerosas ocasiões em que os dois tipos interagem entre si
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS
ACADÊMICO
(Renzulli, 1976, 1979, 2004)
 Competências nas habilidades cognitivas mais valorizadas nas situações de aprendizagem tradicional (mais analíticas do que práticas) – habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas;
 freqüentemente apresenta notas altas na escola;
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
 tende a enfatizar a aprendizagem dedutiva, a aquisição, armazenamento e recuperação das informações;
 ênfase no pensamento convergente;
 gosta de ler muito;
 pensamento abstrato;
 mais estável, no tempo;
 Concentra-se nas atividades que lhe interessam;
 consumidor de conhecimento;
 melhor adaptação ao ritmo da sala de aula;
 é o tipo mais facilmente identificado por testes de QI.
(Pérez,2004)
 Concentra suas leituras em focos específicos;
 percebe a sua diferença e assincronismo como algo negativo;
 tem mais dificuldade em estabelecer relações afetivas e de amizade;
(RENZULLI, 1976,1979,2004; PÉREZ, 2004; WINNER, 1998; FREEMAN e GUENTHER, 2000)
 Preferência por trabalhar sozinho;
 Porque podem ter sucesso sem tentar, elas raramente se esforçam muito em seu trabalho escolar;
 Está sempre esperando que os outros terminem o que ele já fez, ou que o professor continue com a aula.
 quando constantemente trabalhando com tarefas demasiadamente fáceis, podem tentar criar seus próprios desafios, tal com testar, ou mesmo quebrar regras estabelecidas
PRODUTIVO-CRIATIVO
(Renzulli, 1976,1979,2004)
 parece ser mais questionador;
 não gosta da rotina;
 dispersivo quando a tarefa não lhe interessa;
 extremamente imaginativo, intuitivo e inventivo;
 habilidades mais restritas a um campo específico;
 idéias, produtos, expressões artísticas originais;
 modos originais de abordar e resolver os problemas;
 muitas vezes seu desempenho é considerado baixo e/ou com falta de motivação;
 usa mais o pensamento divergente;
 ênfase investigativa (modelo indutivo);
 picos de rendimento;
 produtor de conhecimento;
 criatividade a serviço da capacidade e
 envolvimento diferenciados.
(Pérez,2004)
 Gosta de ler muito e em muitas áreas diferentes;
 percebe sua diferença, mas de forma positiva;
 tem preocupações sociais muito claras e fortes;
 a família é extremamente importante na sua vida;
(Renzulli, 1976,1979,2004; Castejón Costa; Prieto Sánchez e López Martinez, 2000; Pérez, 2004; Wechsler, 1999)
 Usa o modus operandis de um pesquisador de primeira classe, ou seja, investiga de uma forma aprofundada, elabora e testa hipóteses, procura soluções diferenciadas, gosta mais de experimentar do que ler “sobre”.
 Coloca as suas habilidades para trabalhar nos problemas e áreas de estudo que têm relevância pessoal para ele
 Embora parece que estão distraídos na sala de aula, sabem o que está ocorrendo
 Freqüentemente seus registros são muito exíguos
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
 as crianças de baixo nível socioeconômico podem, muitas vezes, demonstrar seus talentos em áreas consideradas como não-acadêmicas
ALGUMAS SUGESTÕES DE LIVROS, ARTIGOS E OUTROS MATERIAIS EM PORTUGUÊS SOBRE AH/SD (PUBLICAÇÕES DE 2001-2011)
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de; FLEITH, Denise Souza. Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento. 2 ed. São Paulo: EPU, 2001.
______. Criatividade e Educação de Superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALMEIDA, Maria Amélia; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F. Alunos Talentosos: possíveis superdotados não notados. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p.45-64, Jan/Abr. 2005.
ASPESI, Cristiana. C. Processos familiares relacionados ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação em crianças de idade pré-escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE APOIO ÀS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO. Relatório Final da Pesquisa sobre Portadores de Altas Habilidades – Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: ABSD-RS, 2001. Disponível em: www.agaahsd.com.br .
BRASIL. Lei nº 10172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes.
_____. Resolução CNE/CEB nº 2/01 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes
_____. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (2008) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
_____. Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes.
_____. Resolução CNE/CEB Nº 4. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: Diário Oficial da União, 5 de outubro de 2009, Seção 1, p. 17.
CUPERTINO, Christina; GIANETTI, Sonia Regina Bassi. Da imobilidade à realização: os passos de uma trajetória de criação. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p.65-80, Jan./Abr. 2005.
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de (Org). Desenvolvimento de talentos e Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLEITH, Denise de Souza (Org.) A construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (3 volumes). Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticas-educacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
FREITAS, Soraia Napoleão (org.). Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: UFSM, 2006.
FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2010.
GAMA, Maria Clara Sodré (Org.) Educação dos Superdotados: teoria e prática. São Paulo:EPU, 2006.
GERMANI, Larice Bonato; COSTA, Mara Regina Nieckel da, VIEIRA, Nara Joyce Wellausen.Construindo caminhos e estimulando potencialidades. In: Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2005, p.71-81.
GUENTHER, Zenita Cunha. Capacidade e Talento: um programa para a escola. São Paulo: EPU, 2006.
MAIA-PINTO, R. R. Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - Documento Orientador: Execução da Ação. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial. 2006.
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Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
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RENZULLI, Joseph. S. Os módulos de enriquecimento são oportunidades de aprendizagem autêntica para crianças sobredotadas. Boletim APEPICTa, Porto (Portugal), n. 6, dez. 2002.
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VIEIRA, Nara Joyce Wellausen; POHLMAN, Nadiesca Para que todos sejam iguais em seus direitos: a ousadia de revisar concepções e paradigmas na inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação. Anais do V Fórum Nacional de Educação e VII Seminário Regional de Educação Básica: educação, mídia e valores. Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2005, p.97-111.
VIEIRA, Nara Joyce W.; BAPTISTA, Cláudio R. Educação e Altas Habilidades: incluir...sim, mas como? In: BAPTISTA, Cláudio Roberto (org.) Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006, p. 165-174.
VIRGOLIM, Ângela Magda Rodrigues. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em:
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
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DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO COM FOCO DIRETO NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 2001 A 2007 RELACIONADAS NO BANCO DE TESES DA CAPES
TESES DE DOUTORADO
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Sucesso e fracasso escolar de alunos considerados superdotados: um estudo sobre a trajetória escolar de alunos que receberam atendimento em salas de recursos de escolas da rede pública de ensino. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Educação: História, Política, Sociedade, SP. 01/08/2001
LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. A moral em superdotados: uma nova perspectiva. Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/04/2004
VIANA, Tania Vicente. Avaliação educacional diagnóstica: uma proposta para identificar altas habilidades, CE, UFC, Educação. 01/04/2005
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Viagem a "Mojave-Óki!": a trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos. RS, UFRGS, Educação. 01/07/2005
REIS, Haydea Maria Marino de Sant‟Anna. Educação Inclusiva é para todos?A (falta de) formação docente para Altas Habilidades/ Superdotação no Brasil. RJ, UERJ, Educação. 01/03/2006
MAGALHÃES, Marília Gonzaga Martins Souto de. Programa de Atendimento ao Superdotado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (1991-2002): inclusão social ou tergiversação burocrática?, DF, UnB, Sociologia. 01/08/2006.
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DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
DELOU Cristina Maria Carvalho. Identificação de superdotados: uma alternativa para sistematização da observação de professores em sala de aula. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/08/1987
COSTA, Pinto Yara Macieira da. A relação entre narcisismo e genialidade. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Psicologia, RJ, 01/09/1995.
SABATELLA, maria lucia prado. Instituto para otimização da aprendizagem - uma alternativa educacional para alunos superdotados e talentosos. Universidade Federal d Sabatella, Maria Lucia Prado. Instituto para Otimização da Aprendizagem - Uma Alternativa Educacional para Alunos Superdotados e Talentosos. Universidade Federal do Paraná, Educação, PR, 01/09/1995o Paraná, Educação, PR, 01/09/1995
ASSIS, Arbila Luiza Armindo. O aluno superdotado nas camadas populares. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ. 01/11/1995.
MALDANER, Elisabete Beatriz. O desenho da figura humana e a identificação precoce de superdotação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicologia, RS, 01/11/1996.
BECKER, Maria Alice D'Ávila. Educação especial: estímulo ambiental e potencial para altas habilidades em pré-escolares. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicologia, RS, 01/01/1997.
PINHO, Márcia Cristina Gomes de. O papel da escola na estruturação do autoconceito de alunos superdotados. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Psicologia, RJ, 01/12/1997
CÂMARA, Cláudia Gardel. Auto-alfabetização precoce: indício de superdotação ou resposta a um ambiente rico em estímulos? Universidade de São Paulo, Psicologia, SP, 01/04/1999.
SISTÊLOS, Antonio José Cané Martins. Um ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto poeta (portfolio eletrônico temporal e ativo). - 01/05/1999
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Gênio da lâmpada quebrada! Um estudo psicanalítico da relação professora-aluno portador de Altas Habilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, RS. 01/10/1999.
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
MAIA, Christiane Martinatti. Brincar, não brincar: eis a questão? Um estudo sobre o brincar do portador de altas habilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, RS. 01/02/2000.
COSTA, Mara Regina Nieckel. Um estudo sobre o adolescente com altas habilidades: seu "olhar" sobre si mesmo, seu "olhar " sobre o "olhar " do outro. PPGEDU. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2000.
FERREIRA, Andreia da Silva. Representação social de escola segundo alunos superdotados. Universidade Federal do Espírito Santo, Psicologia, ES, 01/10/2000
DUQUE, Flávia Helena De Oliveira. Com a palavra os portadores de altas habilidades – características, gostos e necessidades. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Educação, RJ– 01/02/2001
FRANCO, Eliana Toledo Sirimarco. Capacidade acadêmica elevada: experiências singulares de cinco alunos na escola fundamental. Universidade Federal de Juiz de Fora – Educação, MG– UFJF, 01/04/2001
REIS, Elizabeth dos. Superdotação e psicanálise: uma questão do desejo - Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, SP, Universidade de São Paulo - 01/10/2001
REIS, Haydea Maria Marino de Sant'Anna. Cidadania e exclusão: a representação social da inteligência em portadores de altas habilidades. RJ, UERJ, Educação. 01/11/2001
SOUZA, Jamili Rasoul Salem de. O trabalho junto ao superdotado em nossa realidade - Universidade Metodista de São Paulo - Psicologia da Saúde, SP. 01/11/2001
BARBOSA, Maria Cláudia Dutra Lopes. Inteligência prática na sala de aula: a inclusão das diferenças e o compartilhar das altas habilidades. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Educação, RJ. 01/12/2001
ROCHA, Regina Celi da Silva. O Desperdício de talentos em escolas da Rede Estadual de Ensino em Volta Redonda (RJ): algumas formas de representação social. RJ, UERJ, Educação. 01/01/2002
TSUBOI, Maria da Penha Padilha. Um percurso nacional - 20 anos de estudos sobre altas habilidades/superdotação: a contribuição discente dos programas de Pós-Graduação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Educação, ES. 01/01/2002
PINTO, Renata Rodrigues Maia. Avaliação das Práticas Educacionais Implementadas em um Programa de Atendimento a Alunos Superdotados e Talentosos. Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/05/2002
NICOLOSO, Claudia Maria Ferreira. Questões norteadoras a uma proposta de atendimento a portadores de altas habilidades: conceituação, a definição de Joseph Renzulli e sugestões de currículo. RS, UFSM, Educação. 01/09/2002
PIRES, Débora Diva Alarcón Pires. A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. Universidade Católica de Goiás – Psicologia, GO. UCG, 01/10/2002
VIANA, Jacilene Mesquita. Emoção, inteligência e aprendizagem: a busca de caminhos possíveis para o desenvolvimento de altas habilidades em sala de aula – RJ, UERJ, Educação, 01/03/2003
BITTELBRUNN, Ivonete Bitencourt Antunes. O silêncio da Escola Pública: Um estudo sobre os programas de atendimento aos alunos com indicadores de superdotação no Estado de Mato Grosso do Sul – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Educação, MS. 01/08/2003
SOARES, Ana Maria Irribarem. A construção da autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades - Universidade Federal do Paraná – Educação, PR. 01/08/2003
CHAGAS, Jane Farias. Características familiares relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação em alunos de nível sócio-econômico desfavorecido – Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/08/2003
ASPESI, Cristina de Campos. Processos Familiares Relacionados ao Desenvolvimento de Comportamentos de superdotação em Crianças de Idade Pré-Escolar - Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/09/2003
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VIANA, Tânia Vicente. Caminhos da excelência da escola pública de Fortaleza: o conceito de altas habilidades dos professores. Universidade Federal do Ceará - Educação- 01/11/2003
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Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
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Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
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SITES INTERESSANTES
Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) – www.conbrasd.org
Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD) – www.agaahsd.com.br